Se você está pensando em começar seu próprio negócio, mas ainda não tem uma ideia clara do que fazer, este artigo é para você. Aqui, você encontrará uma lista das melhores empresas para começar em 2024, com base no crescimento projetado do mercado e nos baixos custos de investimento. Além disso, escolher um modelo de negócio baseado em um produto digital pode ajudá-lo a alcançar um público mais amplo e criar um modelo de negócio mais fácil de escalar.

Aqui estão as 15 melhores ideias de negócios para começar em 2024, que incluem desde lojas de comércio eletrônico até serviços de limpeza e marketing digital. Se você deseja começar um novo empreendimento, continue lendo para descobrir qual é a melhor opção para você.

Principais pontos

  • As melhores empresas para começar em 2024 têm baixos custos de investimento e um mercado projetado para crescer.
  • Um modelo de negócio digital pode ajudar a alcançar um público mais amplo e criar um modelo de negócio mais fácil de escalar.
  • As 15 melhores ideias de negócios para começar em 2024 incluem desde lojas de comércio eletrônico até serviços de limpeza e marketing digital.
Conceitos avançados


A Melhor Maneira de Começar um Novo Negócio

Validar suas ideias de pequenas empresas antes de investir recursos pode economizar tempo e dinheiro, além de dar a você a confiança de saber que tem uma ideia testada e comprovada a caminho de se tornar um negócio bem-sucedido. Qual é a melhor maneira de fazer isso? Comece o seu negócio como uma atividade secundária. Dessa forma, você pode ter uma ideia do que seus potenciais clientes desejam e construir uma base de clientes antes de sair do seu emprego e se dedicar em tempo integral.

1. Loja de E-commerce

O E-commerce teve um grande aumento devido à pandemia de COVID-19. No auge da pandemia, o E-commerce experimentou 10 anos de crescimento em apenas 90 dias. Embora esse aumento na demanda também tenha trazido mais concorrência ao mercado. De acordo com o Relatório Futuro do Comércio da Shopify, 150 milhões de pessoas fizeram compras on-line pela primeira vez durante a pandemia, e o E-commerce como porcentagem das vendas globais no varejo deve crescer nos próximos 5 anos.

Tudo isso, combinado com o custo inicial mínimo, torna um negócio de E-commerce uma das apostas mais fortes que se pode fazer ao iniciar um novo negócio em 2024. Pronto para dar o salto? Leia o guia para aprender Como Iniciar um Negócio de E-commerce.

2. Consultoria

Com a retomada econômica, pode ser o momento certo para iniciar seu negócio de consultoria. Serviços de consultoria devem experimentar um aumento na demanda à medida que muitas empresas retomam as operações normais ou aumentadas pós-pandemia.

Se você está procurando ideias de negócios de baixo custo, não há nada mais atraente do que um negócio de consultoria. Como você e sua expertise são o produto, é possível iniciar o negócio com custos relativamente baixos. Tudo o que é necessário é uma proposta sólida de consultoria, conhecimento sobre como definir suas taxas/onde encontrar clientes e você estará pronto para começar.

Os serviços de consultoria sofreram uma queda na demanda devido à pandemia, com muitas empresas optando por não utilizar serviços regulares de consultoria na tentativa de economizar custos.

3. Curso Online

Cursos online podem ser um dos negócios pequenos mais lucrativos para se começar. Uma vez que o trabalho de criação e marketing do curso seja concluído, o curso pode se tornar uma fonte de renda passiva. Além disso, o mercado de educação online está se expandindo em um ritmo recorde, e espera-se que seja um mercado de US$ 350 bilhões até 2025.

O mínimo de trabalho necessário para manter um curso online o torna ideal para o empreendedor aspirante que deseja iniciar seu negócio como um trabalho secundário, seja para validar sua ideia antes de mergulhar de cabeça ou apenas para ganhar dinheiro extra enquanto mantém seu emprego em tempo integral.

4. Design Gráfico

O design gráfico é uma das melhores empresas para começar, porque muitas empresas precisam de serviços de design gráfico, mas não podem ou não querem contratar um designer gráfico em tempo integral. Se você tem habilidades em design e sempre sonhou em trabalhar por conta própria, vá em frente.

O design gráfico consistentemente se destaca como uma das melhores empresas para começar. Não há hora melhor do que agora para transformar seus sonhos em realidade.

5. Marketing Digital

A demanda por marketing digital tem crescido junto com o aumento do comércio eletrônico, marketing de conteúdo e mídias sociais. A indústria deve experimentar taxas de crescimento de dois dígitos compostos até 2020, e é possível começar sem incorrer em muitos custos iniciais.

Se você está iniciando um negócio de marketing digital, pode ser interessante considerar a especialização. À medida que o mercado se expande, também está se tornando mais concorrido. É melhor escolher uma coisa para fazer muito bem - anúncios do Facebook, campanhas de mídia social, marketing de conteúdo baseado em SEO - em vez de tentar lidar com tudo e obter resultados mistos. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver iniciando seu negócio como um trabalho secundário ou como um negócio de uma única pessoa.

6. Serviço de Limpeza

O serviço de limpeza teve um grande aumento na demanda como resultado da pandemia do novo coronavírus e espera-se que continue assim por um tempo. Além disso, o serviço de limpeza tende a gerar clientes recorrentes, reduzindo os custos de aquisição de clientes. Há uma demanda constante - as janelas sempre precisarão ser limpas. E além de tudo isso, é um negócio lucrativo. Para saber mais sobre qual é o negócio mais lucrativo para iniciar, consulte fontes confiáveis.

7. Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma abordagem baseada em desempenho, onde os clientes pagam recompensas, comissões e/ou taxas em troca de referências ou compras. Essa prática tem proliferado na era digital. É assim que os influenciadores do Instagram ganham dinheiro, e até mesmo organizações de notícias estão entrando na ação (é a razão pela qual você vê declarações como "Podemos receber uma comissão se você comprar algo de um de nossos links").

Não há sinal de que o marketing de afiliados esteja desaparecendo ou diminuindo tão cedo, e as oportunidades no mercado continuam a crescer. Existem algumas maneiras de se destacar no marketing de afiliados, mas todas elas compartilham um denominador comum: você precisará construir uma audiência primeiro. Seja escolhendo o YouTube, Instagram, TikTok ou seu próprio site como seu meio principal, você precisará construir uma audiência para realmente ganhar muito dinheiro com o marketing de afiliados.

8. Dropshipping

Dropshipping é um subconjunto do comércio eletrônico em que o proprietário do negócio vende produtos online sem manter estoque. Assim que um consumidor faz um pedido através do seu varejista, ele é automaticamente enviado ao fornecedor de dropshipping. Eles processam o pedido e gerenciam o envio para o cliente, e seu negócio mantém uma taxa da compra.

A falta de estoque torna o dropshipping um dos negócios de comércio eletrônico mais fáceis de começar. Além disso, estima-se que o mercado de dropshipping experimente uma taxa composta de crescimento anual de 28,8% até 2025, tornando-o um momento ideal para entrar neste negócio online.

Leia mais: 5 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Começar a Vender na Amazon 2024.

9. Contabilidade Online

A contabilidade online, prática de gerenciamento financeiro para indivíduos e empresas, é uma das melhores empresas para começar. Por quê? É uma verdade universalmente reconhecida que a maioria das pessoas não quer gerenciar suas próprias finanças ou impostos. A contabilidade online gera negócios estáveis com clientes recorrentes sem limitá-lo a uma área geográfica - você pode trabalhar de qualquer lugar e atender clientes em uma área mais ampla.

10. Serviço de Transcrição

Um Serviço de Transcrição pode ser uma ótima ideia de negócio para quem quer trabalhar em casa e tem habilidades de digitação rápida e atenção aos detalhes. Não há custos iniciais significativos e a demanda de clientes corporativos e jornalistas é constante. Além disso, a transcrição é uma ideia de negócio amigável para introvertidos.

11. Serviço de Cuidado com o Gramado

Durante a pandemia, o setor de cuidados com o gramado foi beneficiado pelo aumento na demanda por serviços domésticos. Trata-se de um negócio personalizável, estável e confiável. Sempre haverá demanda por serviços de cuidado com o gramado, e se você começar agora, poderá capitalizar sobre os compradores de primeira viagem que adquiriram imóveis durante a pandemia e agora possuem um quintal que não desejam cuidar sozinhos ou não sabem como fazê-lo.

12. Negócio Imobiliário

O mercado imobiliário experimentou um boom em 2020 durante a pandemia, mas isso significa que uma queda é iminente? Não de acordo com as previsões de especialistas. Muitos esperam um declínio à medida que os negócios retornam à normalidade pré-pandêmica, mas a maioria prevê que haverá uma demanda contínua por imóveis. Pode-se considerar iniciar um negócio como corretor de imóveis, ajudando compradores de imóveis e clientes comerciais a navegar no processo de compra (e venda) de imóveis.

13. Desenvolvimento de Aplicativos

O mercado de aplicativos foi criado com o advento dos smartphones. Se você sabe programar ou é bom com tecnologia e consegue aprender rápido, pode considerar trabalhar no desenvolvimento de aplicativos. Existem duas maneiras de abordar isso. Primeiro, você pode desenvolver seu próprio aplicativo. Segundo, pode trabalhar com um modelo de agência, fornecendo serviços de desenvolvimento de aplicativos para outras empresas.

14. Tradução

Se você fala mais de uma língua, pode considerar entrar no negócio de tradução. Embora os serviços de tradução tenham sofrido uma contração em 2020, espera-se que se recuperem este ano. Existem várias maneiras de oferecer serviços de tradução, como traduzir sites, materiais de marketing e até trabalhar com um indivíduo para traduzir negociações comerciais por e-mail e em reuniões. É uma opção de baixo custo para começar um negócio e oferece flexibilidade de horário.

15. Assistente Virtual

Uma assistente virtual é especialista em fornecer tarefas administrativas de um local remoto, incluindo agendamento de reuniões, realização de chamadas telefônicas, organização de viagens e gerenciamento de e-mails. O trabalho de assistente virtual pode ser um negócio em casa flexível que está acessível a uma ampla gama de habilidades e experiências. É ideal para quem procura trabalho em tempo integral ou parcial. Você pode encontrar trabalho de assistente virtual por meio de uma agência, pode iniciar sua própria empresa individual ou pode trabalhar como consultor. A escolha é sua!

Melhor Pequeno Negócio para Começar

O melhor pequeno negócio para começar é aquele que você é apaixonado. Sem o desejo de fazer o trabalho, você ficará preso com um negócio que é ótimo na teoria, mas não prático. Comece pensando sobre o seu propósito. Por que você está entrando no negócio? O que você espera alcançar? E como você pode chegar lá? O melhor pequeno negócio para começar é aquele ao qual você se comprometerá a longo prazo, não um esquema para enriquecer rapidamente.

Felizmente, existem uma variedade de cursos gratuitos disponíveis, desde finanças até anúncios no Facebook, ministrados por especialistas de classe mundial que podem ajudar a tornar seu sonho empresarial uma realidade.

Perguntas Frequentes

Quais são as 15 empresas mais bem classificadas no ranking GPTW 2023?

O ranking GPTW 2023 ainda não foi divulgado, portanto, não há informações atualizadas sobre as 15 empresas mais bem classificadas.

Quais são as empresas com selo GPTW entre as melhores para se trabalhar?

Existem diversas empresas com selo GPTW entre as melhores para se trabalhar. Algumas das empresas que já receberam o selo GPTW incluem Ambev, Nubank, Google, Mercado Livre, Santander, entre outras.

Quais são as 50 melhores empresas para se trabalhar em 2022?

O ranking das 50 melhores empresas para se trabalhar em 2022 ainda não foi divulgado. No entanto, algumas das empresas que costumam aparecer em rankings anteriores incluem Google, Nubank, Magazine Luiza, Microsoft, entre outras.

Quais são as melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro em 2023?

Não há informações atualizadas sobre as melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro em 2023. No entanto, algumas das empresas que já apareceram em rankings anteriores incluem Ambev, Coca-Cola, Petrobras, entre outras.

Quais são as melhores empresas para trabalhar em São Paulo?

Algumas das melhores empresas para trabalhar em São Paulo incluem Nubank, Google, Itaú Unibanco, Magazine Luiza, entre outras. No entanto, é importante lembrar que a lista pode variar de acordo com o ano e a metodologia utilizada.

Quais são as 10 melhores empresas para se trabalhar segundo a Exame em 2022?

O ranking das 10 melhores empresas para se trabalhar segundo a Exame em 2022 ainda não foi divulgado. No entanto, algumas das empresas que apareceram em rankings anteriores incluem Google, Nubank, Magazine Luiza, IBM, entre outras.